Resenha

Blue Sunshine

Álbum de The Glove

1983

CD/LP

Por: Roberto Rillo Bíscaro

Colaborador Especialista

23/07/2019



A psicodelia pop de Robert Smith

No começo dos anos 1980, The Cure e Siouxsie & The Banshees eram importantes locomotivas underground, misturando psicodelia minimalista com pós-punk e ajudaram a definir – junto com o Bauhaus – a estética e temário do Gothic Rock.

Em 1982, Smith juntou-se ao grupo de Siouxsie Sioux para preencher lacuna deixada pela saída de John McGeoch. Na efervescência pós-77, projetos paralelos eram por demais comuns e o líder do Cure uniu-se a Steven Severin, baixista de Siouxsie, na banda The Glove, que jamais se apresentou ao vivo e legou pequena gema pop-psicodélica, chamada Blue Sunshine (1983).

Para o vocal, recrutaram a dançarina Jeanette Landray, que não sabia cantar, mas quem se importava com esse detalhe, após Johnny Rotten? Blue Sunshine é nome de obscuro filme de horror setentista, no qual consumidores de uma variante de LSD chamada Blue Sunshine tornam-se assassinos psicopatas.

A psicodelia está nas dez faixas. Parte da molecada pós-punk não teve vergonha de juntar Kraftwerk, synthpop, rock, krautrock para compor lindas e acessíveis melodias pop. Exemplo modelar disso é This Green City. Blue Sunshine é psicodélico como era o Floyd na era Syd Barrett e não fez feio perante seu predecessor. Mas, é popificado.

A Luva do nome do grupo é referência à gigantesca luva que aparece no Yellow Submarine, dos Beatles. Moçada não conseguia simplesmente destruir tudo do establishment como mandavam os punks. E tem Beatles na sonoridade, especialmente no music hall amalucado de Mr. Alphabet Says, cantada por Robert Smith e parente de The Lovecats, de seu Cure.
 
Além da profícua instrumentação, um dos prazeres de Blue Sunshine é pré-datar algumas escolhas sonoras do Cure. Basta ouvir como a guitarra circular de Like an Animal reaparecerá em Inbetween Days ou os teclados de Looking Glass Girl soam como os do futuro Disintegration. O orientalismo de The Top ou de faixas posteriores, como Kyoto Song, já está dado em Perfect Murder ou na derradeira Relax, que de relaxada só tem o título, porque é uma daquelas estruturas repetitivas comuns em lados B do Cure. Robert Smith estava em seu período imperial na primeira metade dos 80’s e Blue Sunshine é (d)ele, mesmo quando não canta, como em Punish Me With Kisses.

Considerando que as doze semanas alugadas no estúdio foram de alucinógenos e filmes de terror, a instrumental Blues In Drag surpreende com seu clima quase ambiente, à Brian Eno. Smith e Severin têm almas gentis, after all.

Devido ao aumento da popularidade dos Banshees e o estouro mundial do The Cure, The Glove foi guardada num armário e tornou-se “clássico perdido”, que de vez em quando, um blog ou outro desenterra.


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre Roberto Rillo Bíscaro

Nível: Colaborador Especialista

Membro desde: 11/09/2017

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaMelonyx - Black Elixir (2021)

    13/08/2021

  • Image

    ResenhaJoe Cocker: Mad Dog with Soul

    01/11/2020

  • Image

    ResenhaBanda de Pau e Corda - Missão Do Cantador (2021)

    03/09/2021

  • Image

    ResenhaAnakdota - Overloading (2016)

    25/10/2020

  • Image

    ResenhaJulie Wein - Infinitos Encontros (2020)

    04/05/2020

  • Image

    ResenhaCarpiah - Antinatural (2021)

    27/07/2021

  • Image

    ResenhaTerri Lyne Carrington - The Mosaic Project: Love And Soul (2015)

    14/03/2021

  • Image

    ResenhaABC - The Lexicon Of Love (1982)

    19/02/2021

  • Image

    ResenhaOtros Aires - Tricota (2010)

    10/09/2021

  • Image

    ResenhaMaria Bethânia - Oásis De Bethânia (2012)

    22/07/2021

Visitar a página completa de Roberto Rillo Bíscaro



Sobre o álbum

Blue Sunshine

Álbum disponível na discografia de: The Glove

Ano: 1983

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 4,5 - 1 voto

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de Blue Sunshine



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.