Resenha

Older Than Time

Álbum de Canyon

2019

CD/LP

Por: Diógenes Ferreira

Colaborador

29/06/2019



Levantando a bandeira do Hard/Prog psicodélico

Com 10 anos de atividade, a Canyon vem batalhando no cenário maranhense com uma sonoridade voltada ao Rock Progressivo e Psicodélico. Inicialmente formada como um trio por Ramon Silva (na época baterista), Jobson Machado (vocal/guitarra/teclado) e Leo Vieira (baixo/flauta), a banda em 2016 recrutou Ítalo Silva para as baquetas e Ramon passou a dividir o posto de guitarra/vocal com Jobson, trazendo mais dinamismo e melodias para a Canyon. A banda já havia lançado um CD-Demo e um Compacto mostrando o seu trabalho diferenciado e agora 10 anos depois de sua formação, finalmente está lançando seu primeiro álbum intitulado ‘Older Than Time’ que primeiramente está disponível nas plataformas digitais e posteriormente será lançado em formato físico.

O álbum abre com “Fight Them”, música contida na primeira demo da banda e que ganhou um ‘punch’ com essa nova produção e que agrada os fãs de Budgie e Blue Oyster Cult, sendo uma abertura de peso para o disco. A segunda faixa, “Hard Life” vem com uma intro a la Steve Howe, mas logo vira um Hard setentista cheio de melodias e pegada num mix de Thin Lizzy, Wishbone Ash com Rush dos dois primeiros discos e que entra em um espiral progressivo na sua parte intermediária. “Sorceress” inicia já trazendo as ‘twin guitars’ também numa pegada Hard 70’s com destaque para solos inspirados da dupla Jobson/Ramon e um excelente refrão. “Sleeping Lady” também é outra canção que vem da primeira demo do grupo, uma canção magistral que inicia como uma balada nos moldes do Pink Floyd e King Crimson que aos poucos vai se transformando no progressivo tipo Camel e Eloy, com solos viajantes e bateria mid-tempo. “Iron Giant” é a faixa que deu nome ao compacto lançado pela banda e que mostra elementos progressivos com teclados, guitarra, baixo e bateria dando show de sincronia em momentos próximos de um ‘Relayer’, se é que o leitor me entende! A faixa “Lunar Eclipse” é uma instrumental viajante com solos espaciais no melhor estilo David Gilmour que prepara o ouvinte para a faixa-título “Older Than Time” que vem com nuances de Captain Beyond, para a alegria desse que vos escreve. O álbum fecha com “Questions No Answers”, também presente nos primórdios da banda e que mostra toda a versatilidade do grupo passeando pelo Soft Rock, Hard, Prog com a quebradeira e experimentalismo tomando conta de seu terço final. 

Quem acompanha a banda desde os primeiros ensaios, nota que o grupo está voando graças à esses anos de entrosamento que trouxeram a experiência necessária para que chegassem a esse ponto de gravar um álbum coeso, de qualidade e quem sabe daqui há alguns anos poderá ser lembrado como um dos grandes trabalhos desse gênero no país. Nadando contra a maré, a Canyon permanecerá fazendo com que os amantes do Hard 70’s e do Prog Rock (não confundir com Prog Metal) ainda tenham o prazer em ouvir canções ricas em inspiração, criatividade e complexidade que fogem do senso comum. Que continuem caminhando sobre o território que dominam com total competência e que venham mais obras como essa.


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre Diógenes Ferreira

Nível: Colaborador

Membro desde: 22/01/2019

"Maranhense apaixonado por música em todas as vertentes do rock e que tenta colaborar com um cenário mais digno, próspero e auto-sustentável. Editou o Hellish Zine no final dos anos 90/início de 2000, em seguida escreveu por um período para o site Whiplash. Hoje colabora no 80 Minutos."

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaChildren Of Bodom - Hexed (2019)

    09/03/2019

  • Image

    ResenhaSilent - Fragments (2019)

    14/04/2019

  • Image

    ResenhaConception - State Of Deception (2020)

    07/04/2020

  • Image

    EntrevistaDaniel Vargas

    08/04/2019

  • Image

    ResenhaMemoriam - Requiem For Mankind (2019)

    09/08/2019

  • Image

    ResenhaCry of Love - Brother (1993)

    29/01/2019

  • Image

    EntrevistaHugão Away

    06/03/2019

  • Image

    ResenhaIron Savior - Kill or Get Killed (2019)

    05/05/2019

  • Image

    ResenhaQueensryche - The Verdict (2019)

    01/03/2019

  • Image

    ResenhaAdellaide - Flying High (2017)

    29/03/2019

Visitar a página completa de Diógenes Ferreira



Sobre o álbum

Older Than Time

Álbum disponível na discografia de: Canyon

Ano: 2019

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 4 - 1 voto

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de Older Than Time



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.