Destaque do metal sinfônico nacional
O Lyria é um grupo de metal sinfônico brasileiro - mais precisamente do Rio de Janeiro - e criado em 2012 pela vocalista/compositora Aline Happ. Ganhou destaque através das plataformas digitais e, em 2014, conseguiu lançar o seu primeiro álbum através de financiamento coletivo. "Catharsis" surpreende pela qualidade das composições e dos membros participantes, além de nos fazer indagar as razões para ainda não estarem no mainstream das bandas de metal nacional. O álbum traz uma combinação de metal sinfônico - este mais predominante - com algumas pitadas de metal alternativo e música celta. São influências principalmente de Within Temptation e Nightwish, que são explícitas, além de grupos como Lacuna Coil, Evanescence e Epica. Temos aqui dez ótimas canções que mostram toda a versatilidade da banda. Linhas vocais densas e com a melancolia necessária do estilo, estão alinhadas a riffs pesados de guitarra e ótima pegada da cozinha. Tudo bem balanceado e produzido. "The True War" causa o impacto necessário para uma faixa de abertura. Nela somos transportados para a fase "The Silent Force" do Within Temptation. Ótimos corais e belas orquestrações são o destaque, além do peso. "Revenge" é pesada e puxa para o alternativo. Eficiência total no objetivo. "Jester" é um hit. Melodia de fácil assimilação e boa cadência. Uma faixa que funciona muito bem ao vivo. "The Phoenix Cry" é uma balada heavy com destaque para as linhas vocais de Aline, além do peso, que novamente se sobressai. "Reflection" segue o mesmo caminho, embora não se destaque tanto quanto a anterior. "Insanity" segue a trilha de "Revenge", mas com Aline cantando em linhas mais altas e operísticas. Uma boa faixa, mas as linhas vocais mais graves me agradam mais. A fênix renasce com "The Phoenix Rebirth", pesada ao extremo e com boas melodias vocais. Uma das melhores do álbum. "Light And Darkness" também é pesada, mas agora mais cadenciada e com foco na ótima melodia do refrão, sobressaindo-se assim como a faixa anterior. Seguindo em direção ao final do álbum, "What Do You Want From Me" é melódica e com ótimas linhas de guitarra. A faixa é bem legal e abre espaço para o encerramento com a linda balada "Craven", outro grande momento. Além do êxito na parte musical, a parte lírica é bem sentimental, com mensagens que transmitem força e motivação, além da tradicional melancolia do estilo, demonstrando que as batalhas da vida são árduas e difíceis. O Lyria é uma banda que me surpreendeu bastante quando a conheci. Algo que eu os sugeriria, se pudesse, seria a inclusão de elementos da música brasileira em algumas canções, estabelecendo ainda mais uma característica única dentro do estilo. Se você é fã das bandas já citadas e não costuma olhar muito para o metal nacional, repare este erro imediatamente e adquira a sua cópia de "Catharsis".
Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor
Comentários
IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.
Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.
Sobre André Luiz Paiz

Nível: Webmaster
Membro desde: 20/03/2017
"Sou um profissional de Tecnologia da Informação apaixonado por música. Criei o site do 80 Minutos para que as pessoas possam compartilhar suas opiniões sobre os seus álbuns favoritos e propagá-las Brasil afora"
Veja mais algumas de suas publicações:
Visitar a página completa de André Luiz Paiz
Sobre o álbum

Catharsis
Álbum disponível na discografia de: Lyria
Ano: 2014
Tipo: CD/LP
Avaliação geral: 4 - 1 voto
Avalie
Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?
Faça login para avaliar
Continue Navegando
Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.
Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.
Busque por conteúdo também na busca avançada.
Faça login para comentar