Resenha

The Future Is Now

Álbum de Project Aquarius

2019

CD/LP

Por: André Luiz Paiz

Webmaster

28/05/2019



Projeto de AOR Prog brasileiro para os fãs de boa música

O novo projeto da parceria Mansini & Klawa acaba de ser lançado e traz um lado mais acessível do rock progressivo, além das influências de AOR e rock clássico. Tudo o que um fã de boa música espera.

Após o lançamento de três álbuns autorais em carreira solo, Mansini deu início a um novo projeto colaborativo. O escolhido foi o ótimo tecladista, compositor e professor Andre Klawa, músico brasileiro, autodidata e com ótimas influências de bandas clássicas como: Yes, Genesis, Vangelis, Toto e Survivor. Juntos, escreveram, gravaram e produziram o álbum: "The Future In Now", seu debute sob o nome "Project Aquarius". Dentro dele, muitas e muitas surpresas.

"The Future Is Now" traz uma sonoridade bastante acessível, com as já citadas influências de rock progressivo, principalmente o sinfônico, mas com poucas progressões, já que sua abordagem é mais direta e objetiva. Temos aqui um álbum com pouco mais de trinta minutos, o que mostra claramente este direcionamento. Além da atmosfera prog, as melodias do AOR dos anos 80 estão presentes com muita qualidade, tornando o trabalho agradável e de fácil assimilação. É uma viagem curta, porém extremamente agradável durante este percurso de oito faixas.

O álbum começa com duas das melhores faixas. "Hyperspace" é uma viagem deliciosa sob as influências do lado mais acessível do Yes. Aqui, já é possível identificar que as linhas vocais e as vocalizações de Mansini são ótimas, além da qualidade musical de Andre Klawa, que acertou nas melodias e nas escolhas de timbres para o seu teclado. Seguindo com o AOR de "The Man, The Truth", o destaque fica para a sua ótima estrutura. Excelente composição!
A introdução de "Wonder Time" nos transporta direto para o prog setentista, graças aos sintetizadores de André Klawa. Já "All Around", nos faz lembrar do Genesis do período "Abacab", com exceção do refrão, que caminha mais em direção ao som do Toto da primeira fase com Joseph Williams.
Voltando às influências de prog sinfônico, "Not In A Million Years" surge com Klawa mais uma vez se destacando ao lado dos vocais dobrados de Mansini.
Mudando um pouco a abordagem lírica, que explora mais o lado pessoal e transmite em sua maioria mensagens motivacionais, "Theft Of Assets" traz um protesto indignado em relação aos problemas políticos que assombram nosso país e também o mundo todo. A música acompanha esta mensagem através de uma melodia densa e sensível.
"A Thousand Promises" possui uma das melhores melodias do álbum, que é perfeitamente explorada na introdução com o teclado de Klawa. Por fim, encerramos com a faixa mais longa do disco. "Resurrection", com seus mais de sete minutos, tem como destaque o clima da ótima introdução conduzida pelos vocais de Mansini e pelo som atmosférico criado por Klawa. Mais uma vez influenciados pela fase mais acessível do Yes, seu ótimo refrão faz com que a faixa se torne um perfeito encerramento para o disco.

Com este material em mãos, fica impossível não imaginar como seria a produção deste trabalho em estúdio, em que a banda pudesse registrar as baterias ao vivo e também contar com um guitarrista que seguisse as melodias do teclado e as influências de André Klawa. A inclusão de solos e alguns riffs de guitarras teriam valorizado ainda mais os temas compostos. Algumas faixas também poderiam ter os vocais de Mansini mais encorpados pela masterização, trazendo-os mais à frente, algo similar com o que Roine Stolt fez com Jon Anderson no primeiro álbum do projeto Anderson/Stolt. Como o timbre de Mansini é de registro similar ao de Jon e também muito bonito, essa característica sem dúvida deve ser aproveitada ainda mais. É necessário dizer também que, como tudo foi composto, gravado e mixado pela dupla em home studio, o que foi alcançado em "The Future In Now" merece elogios.

Se este álbum chegar até uma gravadora ou se conseguir investimentos para a sua consolidação no mercado nacional e internacional, ele tem boas chances de se tornar um dos grandes lançamentos da música brasileira. Parabéns Bruno Mansini e André Klawa!

E pra você, fã de boa música, você pode também contribuir para que este álbum ganhe vida, doando qualquer quantidade para o seu projeto de Crowdfunding. Saiba mais clicando aqui.

Tracklist:

1.  Hyperspace  05:13	
2.  The Man, The Truth  03:45	
3.  Wonder Time   03:57	
4.  All Around   03:56	
5.  Not in a Million Years  03:30	
6.  Theft of Assets  03:36	
7.  A Thousand Promises  05:05	
8.  Resurrection  07:16

Músicos:
Mansini: Vocals, Drums, Bass, Electric Guitars, Percussion and Keyboards
Klawa: Keyboards and Bass

Página do projeto no Bandcamp: Clique aqui.


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre André Luiz Paiz

Nível: Webmaster

Membro desde: 20/03/2017

"Sou um profissional de Tecnologia da Informação apaixonado por música. Criei o site do 80 Minutos para que as pessoas possam compartilhar suas opiniões sobre os seus álbuns favoritos e propagá-las Brasil afora"

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaAxel Rudi Pell - Wild Obsession (1989)

    17/12/2018

  • Image

    ResenhaBruce Springsteen - Magic (2007)

    06/10/2017

  • Image

    ResenhaUriah Heep - The Magician’s Birthday (1972)

    19/10/2021

  • Image

    ResenhaThe Neal Morse Band - The Grand Experiment (2015)

    04/12/2017

  • Image

    ResenhaPaul McCartney - Flaming Pie (1997)

    24/10/2018

  • Image

    ResenhaThe Dead Daisies - The Dead Daisies (2013)

    21/02/2020

  • Image

    EntrevistaRoy Khan

    22/05/2018

  • Image

    ResenhaStratovarius - Eternal (2015)

    12/07/2018

  • Image

    ResenhaRiccardo Romano Land - B612 (2017)

    15/01/2019

  • Image

    EntrevistaDavid Longdon, Greg Spawton e Nick D'Virgilio

    31/07/2019

Visitar a página completa de André Luiz Paiz



Sobre o álbum

The Future Is Now

Álbum disponível na discografia de: Project Aquarius

Ano: 2019

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 4 - 1 voto

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de The Future Is Now



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.