Resenha

Under Stars

Álbum de Lonely Robot

2019

CD/LP

Por: André Luiz Paiz

Webmaster

05/04/2019



Encerrando a trilogia com o melhor trabalho

John Mitchell segue incansável. Após lançar "The Big Dream" com este projeto e "Radio Voltaire" com o Kino, o guitarrista nos brinda agora com a conclusão da sua trilogia. "Under Stars" é um grande álbum, que agradará fãs de crossover prog e também de uma pitada de peso.

"Under Stars" coloca um ponto final na trilogia do astronauta. Este personagem possui um significado muito especial para o conceito ao redor do álbum, pois trata-se de uma metáfora do ser humano e da realidade em que vivemos hoje, em que estamos cada vez mais desconectados daquilo que definimos como sociedade. Nenhum dos três álbuns contam uma história e apenas trazem canções que geram em torno deste tema central. Acompanhar a audição com as letras é extremamente recomendado, pois você certamente refletirá sobre o quanto se identifica com cada mensagem.
Do lado musical temos: Mitchell, o grande guitarrista e compositor que já conhecemos, também integrante de diversos grupos como: Kino, It Bites, The Urbane, Frost* e o espetacular Arena. Aqui, John encaixou perfeitamente a mão em termos de composição, sendo que o álbum fica exatamente no centro da balança, sem pesar muito pro acessível, pro pesado ou pro progressivo. Tudo se encaixa em uma bela coleção musical. Apesar da sua guitarra soar muito bem no estilo Gilmour, quando leve, e no estilo Petrucci, quando toca em riffs pesados, há um destaque maior aqui para o sintetizadores, dando ainda mais um toque de space rock.

Após uma introdução de nome impactante: "Terminal Earth", o álbum começa sério, denso e pesado. "Ancient Ascendant" traz drama ao tema central e não é a favorita para capturar o ouvinte na primeira audição, mas não decepciona de maneira nenhuma.
Temos dois grandes temas mais acessíveis no álbum: "Icarus" e "The Only Time I Don't Belong Is Now". Perfeitas para trazer equilíbrio ao trabalho. Isso sem falar nas baladas "Under Stars" e "How Bright Is The Sun?". Ambas são maravilhosas, em que os destaques maiores são melodia e guitarra.
Por fim, destaco também "When Gravity Fails", que combina peso e melodia, com ótimas linhas de teclados sintetizadores e guitarra, e a instrumental "Inside This Machine".
Encerrando os trabalhos, "An Ending" traz de volta o tema da faixa do primeiro disco e que traz o nome do projeto, colocando ponto final em uma ótima trilogia.
Gostaria também de chamar a atenção para a produção, feita de início ao fim pelo próprio guitarrista. Simplesmente perfeita!

Lonely Robot conseguiu reconhecimento já no primeiro disco. Conseguiu fazer shows e teve ótima aceitação. Não parece que John Mitchell pretende continuar com o projeto, já que me disse em entrevista recente que o nome foi criado apenas na intenção de fazer música dentro de um tema específico, assim como os demais projetos que lidera. Se continuar, ótimo, mas, caso negativo, é certo que Mitchell retornará em breve e com mais ideias que trarão o seu selo de qualidade.

Tracklist:

1. Terminal Earth
2. Ancient Ascendant
3. Icarus
4. Under Stars
5. Authorship Of Our Lives
6. The Signal
7. The Only Time I Don’t Belong Is Now
8. When Gravity Fails
9. How Bright Is The Sun?
10. Inside This Machine
11. An Ending


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre André Luiz Paiz

Nível: Webmaster

Membro desde: 20/03/2017

"Sou um profissional de Tecnologia da Informação apaixonado por música. Criei o site do 80 Minutos para que as pessoas possam compartilhar suas opiniões sobre os seus álbuns favoritos e propagá-las Brasil afora"

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaJon Oliva's Pain - 'Tage Mahal (2004)

    27/08/2021

  • Image

    ResenhaThe Ferrymen - A New Evil (2019)

    29/10/2019

  • Image

    ResenhaAlice Cooper - Paranormal (2017)

    30/08/2017

  • Image

    ResenhaKino - Radio Voltaire (2018)

    17/05/2018

  • Image

    ResenhaTen - X (1996)

    20/03/2020

  • Image

    ResenhaLyria - Catharsis (2014)

    06/06/2019

  • Image

    ResenhaThe Rolling Stones - Beggars Banquet (1968)

    21/01/2022

  • Image

    ResenhaEvership - Evership II (2018)

    02/06/2021

  • Image

    ResenhaSteven Wilson - Hand. Cannot. Erase. (2015)

    14/02/2018

  • Image

    ResenhaGeorge Harrison - Gone Troppo (1982)

    29/07/2020

Visitar a página completa de André Luiz Paiz



Sobre o álbum

Under Stars

Álbum disponível na discografia de: Lonely Robot

Ano: 2019

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 4,5 - 1 voto

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de Under Stars



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.