St. Anger

2003

CD/LP

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Álbum de: Metallica

Cadastro por: André Luiz Paiz

Metallica


Descrição

St. Anger é o oitavo álbum de estúdio da banda estadunidense Metallica, lançado em 5 de junho de 2003 pela Elektra Records, e considerado o mais "controverso" de toda a carreira da banda. Foi, também, o último disco sob contrato com a gravadora Elektra, e marcou o segundo maior período de tempo entre os álbuns de estúdio da banda, com quase seis anos desde o lançamento de Reload (1997). St. Anger foi originalmente planejado para ter o seu lançamento em 10 de junho de 2003, mas foi liberado cinco dias antes devido a preocupações sobre a distribuição ilegal através do compartilhamento de arquivos peer-to-peer.

O álbum marca a colaboração final entre Metallica e o produtor Bob Rock, cujo relacionamento começou com o álbum homônimo de 1991. St. Anger é também o primeiro álbum após a saída do baixista de longa data Jason Newsted, que deixou o grupo pouco antes da primeira sessão de gravação, restando ao então produtor Bob Rock o cargo temporário de baixista do Metallica, até que a banda encontrasse um substituto permanente. A gravação do álbum começaria em 24 de abril de 2001, porém foi adiada indefinidamente quando o vocalista e guitarrista James Hetfield entrou em uma clinica de reabilitação para tratamento do alcoolismo e "outros vícios".

O álbum marca uma mudança sonora radical em relação dos trabalhos anteriores do Metallica, que haviam abordado um rock mais leve; este apresenta uma forma mais "moderna" de metal, com guitarras majoritariamente afinadas em Drop C e emulando elementos vindos do metal alternativo, do nu metal e do metalcore, similar ao que bandas como Slipknot faziam. Os bastidores da gravação podem ser vistos no documentário Some Kind of Monster.

St. Anger obteve uma recepção mista pela crítica especializada, e os fãs mais antigos apontaram o álbum como o "fundo do poço da carreira da banda", por causa da sua produção propositadamente crua, da falta de solos de guitarra, e pelo som metalizado e estridente da bateria. Apesar de tudo, St. Anger estreou na primeira posição das paradas de vendas em 14 países, incluindo a Billboard 200 dos Estados Unidos. Em 2004, a canção "St. Anger" venceu o Grammy Award na categoria Melhor Performance de Metal.

Tracklist:

Frantic	5:50
St. Anger	7:21
Some Kind Of Monster	8:25
Dirty Window	5:24
Invisible Kid	8:30
My World	5:45
Shoot Me Again	7:10
Sweet Amber	5:27
The Unnamed Feeling	7:08
Purify	5:13
All Within My Hands	8:48

Line-up:

James Hetfield – Vocal, Guitarra
Lars Ulrich – Bateria
Kirk Hammett – Guitarra

Fonte: Wikipedia


Resenhas

Veja opiniões sobre St. Anger:

  • 25
    jul, 2020

    Tentando soar diferente

    User Photo Fábio Arthur
  • 22
    nov, 2019

    Em ritmo de batucada

    User Photo Marcel Dio


Avaliações Mais Recentes

Veja as últimas notas dos usuários do site

avatar
Paulo Sanches
avatar
Tiago Meneses
avatar
Rogerio Hamam
avatar
André Domingues
avatar
Fábio Arthur
avatar
Marcel Dio
avatar
Rafael Lemos
avatar
Expedito Santana
avatar
Guilherme Lino de Paula Pires
avatar
Fabio Tanner
avatar
Artur Eberl Pegorari
avatar
Paulo Neto
avatar
Meirelles


Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.