Bem-vindo ao 80 Minutos

Nós amamos música e adoramos compartilhar nossas avaliações sobre os álbuns de nossas bandas favoritas.

Octavarium

Álbum de Dream Theater

Tipo: CD/LP

Ano: 2005

Cadastrado por: André Luiz Paiz
Album Cover
Octavarium
2005
4.07  4,07
7 votos
Escolha uma nota:

Octavarium é o oitavo álbum de estúdio da banda Dream Theater, lançado em 2005.

Um álbum muito bem elaborado mas, muito criticado pelos fãs por causa da sua diferença com o álbum anterior (Train of Thought, que era muito pesado). Mike Portnoy queria um álbum diferente do anterior, então o Octavarium acabou por ser um álbum melódico, com muito virtuosismo, mas sem o peso característico do metal progressivo, (salvo por apenas algumas músicas, assim não deixando o álbum "leve")

A música "The Root of All Evil" continua a saga dos AA de Mike Portnoy.

Depois de concluir a turnê norte-americana de 2004, a banda tirou dois meses de folga e se reuniu em novembro no estúdio The Hit Factory para começar a trabalhar no oitavo álbum de estúdio. A The Hit Factory, um famoso estúdio em que artistas como Michael Jackson, Madonna, Stevie Wonder, U2 e John Lennon tinham gravado, estava prestes a ser fechado, sendo o Dream Theater a última banda a gravar no estúdio.

Após produzirem o conceitual Metropolis Pt. 2: Scenes from a Memory, o duplo Six Degrees of Inner Turbulence e o pesado Train of Thought, a banda decidiu criar um álbum clássico do Dream Theater. O tecladista Jordan Rudess descreveu o álbum como "realmente voltando a criar esforço para uma banda de verdade, assim como baseando-se em todas as nossas diversas influências de estilo". Em Octavarium, a banda queria fazer a música menos complexa, com músicas que Rudess considera como "mais fácil para apreciar".

Octavarium tem como tema central a Oitava Musical. Portnoy afirmou que por esse ser o oitavo álbum de estúdio e depois de ter lançado cinco álbuns ao vivo (até 2005), a banda decidiu explorar a temática da Escala Musical (Oito notas naturais e cinco notas acidentais). Assim, cada uma das oito faixas começa com uma nota chave diferente. "The Root of All Evil" em F, "The Answer Lies Within" em G, e assim sucessivamente até chegar em "Octavarium" (F, uma oitava acima).

Tracklist:

The Root Of All Evil	8:07
The Answer Lies Within	5:20
These Walls	6:59
I Walk Beside You	4:29
Panic Attack	7:16
Never Enough	6:33
Sacrificed Sons	10:42
Octavarium	24:00

Fonte: Wikipedia

Últimas Resenhas de Octavarium

User Photo

Dream Theater - Octavarium (2005)

Entre falhas e um épico grandioso, boas músicas e integridade artística
3.5
Por: Tiago Meneses
30/10/2018